Situação de Aprendizagem apresentada no Seminário Descentralizado MGME - Diretoria de Ensino Campinas Leste.
EE Dr Mário Natividade
•EixoTemático: Ser humano e saúde – manutenção do organismo
•Público alvo: 6ª série/7ºano e 7ª série/8ºano
•Conteúdos: nutrientes; alimentação saudável; alimentos prejudiciais ao organismo; distúrbios alimentares ( obesidade infantil).
•Tempo previsto: 8 aulas
•Palavras chaves: alimentação saudável; conhecimento; mídia; obesidade infantil.
•Recursos: materiais de pesquisa diversos ( livros, revistas, paradidáticos); imagem da pirâmide alimentar; documentário “Muito além do peso”.
•Público alvo: 6ª série/7ºano e 7ª série/8ºano
•Conteúdos: nutrientes; alimentação saudável; alimentos prejudiciais ao organismo; distúrbios alimentares ( obesidade infantil).
•Tempo previsto: 8 aulas
•Palavras chaves: alimentação saudável; conhecimento; mídia; obesidade infantil.
•Recursos: materiais de pesquisa diversos ( livros, revistas, paradidáticos); imagem da pirâmide alimentar; documentário “Muito além do peso”.
Justificativa
A escolha desta Situação de Aprendizagem teve o objetivo principal de sensibilizar e promover hábitos alimentares mais saudáveis em nossos alunos, e consequentemente, diminuir os índices de transtornos alimentares (obesidade infantil).
A escolha desta Situação de Aprendizagem teve o objetivo principal de sensibilizar e promover hábitos alimentares mais saudáveis em nossos alunos, e consequentemente, diminuir os índices de transtornos alimentares (obesidade infantil).
Objetivos do aprendizado
•Favorecer a ampliação do conceito alimentação saudável;
•Estimular a leitura; a interpretação de textos e o domínio da linguagem escrita.
•Levar os alunos a conhecer os próprios hábitos alimentares;
•Identificar os grupos de alimentos que fazem parte de uma alimentação saudável;
•Desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares e a influência da mídia.
•Favorecer a ampliação do conceito alimentação saudável;
•Estimular a leitura; a interpretação de textos e o domínio da linguagem escrita.
•Levar os alunos a conhecer os próprios hábitos alimentares;
•Identificar os grupos de alimentos que fazem parte de uma alimentação saudável;
•Desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares e a influência da mídia.
Desenvolvimento
•Motivação inicial através do questionamento sobre o que é uma alimentação saudável, resgatando os conhecimentos prévios dos alunos e reflexão sobre a própria alimentação;
•Problematização: Sabemos identificar os produtos com os quais nos alimentamos? Os produtos vinculados na mídia são naturais e saudáveis?
Busca de dados- Competência leitora
• Socialização da pesquisa e discussão;
• Apresentação do documentário “Muito além do peso”, que retrata a distância existente entre o universo infantil e a alimentação saudável (obesidade infantil);
• Relatório individual sobre a importância de uma alimentação saudável e a influência da mídia na alimentação ,contemplando a habilidade escritora;
• Debate aberto para toda classe e socialização coletiva dos assuntos discutidos construindo uma nova aprendizagem agora coletiva.
• Debate aberto para toda classe e socialização coletiva dos assuntos discutidos construindo uma nova aprendizagem agora coletiva.
•Construção em grupo de uma pirâmide alimentar, colocando os alimento nos andares adequados, indicando o número de porções recomendadas.
•Discussão coletiva e construção de uma pirâmide alimentar na lousa;
Avaliação
Avaliação
Os alunos foram avaliados continuamente através de instrumentos diversificados, tais como:
•Comentários e registros durante as discussões e debates;
•Pesquisa e questões de interpretação;
•Construção da pirâmide alimentar;
•Organização das informações no relatório sobre o documentário “Muito além do peso;
•Pesquisa e questões de interpretação;
•Construção da pirâmide alimentar;
•Organização das informações no relatório sobre o documentário “Muito além do peso;
Através destes instrumentos redirecionamos o processo de ensino-aprendizagem aparando as arestas que se fizeram necessárias.
Recuperação para os alunos que não conseguiram atingir os objetivos propostos.
Recuperação para os alunos que não conseguiram atingir os objetivos propostos.
•Cadernos do professor e do aluno. SÃO PAULO: SEE
•GEWANSDSZNAJDER, Fernando. Nutrição. SÃO PAULO: Ática, 1994.
•Livros didáticos diversos
•RODRIGUES, R. M. Vida e alimento. SÃO PAULO: Moderna, 1995. (Coleção Desafios)
•SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo Oficial do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
•GEWANSDSZNAJDER, Fernando. Nutrição. SÃO PAULO: Ática, 1994.
•Livros didáticos diversos
•RODRIGUES, R. M. Vida e alimento. SÃO PAULO: Moderna, 1995. (Coleção Desafios)
•SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo Oficial do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será avaliado antes de ser publicado, agradeço a participação.