SOCIALIZAÇÃO
DO TRABALHO COLETIVO REALIZADO NA CONSTRUÇÃO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
O
Currículo do Estado de São Paulo “tem por eixo a competência geral de ler e de
produzir textos”, ou seja, prioridade para a competência da leitura e da
escrita. Cabe a nós educadores do Estado de São Paulo criar oportunidades para
que nossos alunos desenvolvam essa competência.
Mostraremos
a seguir uma situação de aprendizagem produzida pelos integrantes desse grupo,
com o intuito de contemplar a competência leitora e escritora de nossos alunos.
Temos por objetivo realizar a socialização do trabalho
coletivo realizado na construção da situação da Aprendizagem, através
das aulas presenciais e à distância do curso MGME, visando a melhoria da qualidade do ensino de ciências.
A presente
Situação de Aprendizagem tem por objetivo explicar e demonstrar que na
natureza existem diferentes fenômenos naturais resultantes das ações dos
ventos, das variações da temperatura, da umidade, do clima e muitos outros
fatores. Alguns desses fenômenos geram grande preocupação, pois suas consequências são desastrosas e temidas pela sua agressividade e pelos
impactos gerados. Os principais deles são os terremotos,
os tornados, os vulcões e
os tsunamis. Esse é um tema que gera bastante curiosidade e
expectativa.
Temos por objetivo central despertar em nossos alunos a competência leitora e escritora, pois trabalhando em sala de aula os temas através do levantamento dos conhecimentos prévios, os alunos perceberão mais facilmente como e porque ocorrem os fenômenos naturais. É esse o objetivo da situação de aprendizagem que segue abaixo.
Temos por objetivo central despertar em nossos alunos a competência leitora e escritora, pois trabalhando em sala de aula os temas através do levantamento dos conhecimentos prévios, os alunos perceberão mais facilmente como e porque ocorrem os fenômenos naturais. É esse o objetivo da situação de aprendizagem que segue abaixo.
MGME CIÊNCIAS
CAMPINAS LESTE – GRUPO 3
Subtema: Planeta Terra
Público
alvo: 6º ano (5ª
série) -4º bimestre
Tempo
previsto: 08 aulas
Situação
de aprendizagem:
Fenômenos Naturais
Competência e habilidade: Fazer pesquisa (busca de informações); ler, escrever e interpretar textos que utilizam dados referentes aos fenômenos naturais; reconhecer, em textos, fotos ou ilustrações, os modelos científicos que explicam a ocorrência de fenômenos naturais, como terremotos, tornados e tsunamis; fazer registros claros; relacionar informações representadas na forma escrita e conhecimentos prévios para construir argumentação consistente; utilizar modelos explicativos para compreender e explicar a ocorrência destes fenômenos.
Objetivos: Contando com a participação ativa
dos alunos, conduzir os mesmos para a construção de novos conhecimentos, a partir
de conhecimentos prévios sobre os fenômenos naturais, contemplando assim
competência leitora e escritora.
Estratégias: Debate sobre a temática com
exposição dialogada sobre fenômenos naturais, resgatando assim as informações
dos alunos.
A partir
dessas informações, trabalhar com leitura e interpretação de textos
informativos sobre o assunto; elaborar uma atividade prática para demonstrar o modelo que represente o fenômeno
natural escolhido.
Recursos:
Fotos e figuras de
fenômenos naturais como, terremotos, vulcões e tsunamis; sala de informática
provida de computadores com acesso à internet para uso dos alunos; textos
informativos; massa de modelar para montagem das maquetes; lousa e giz.
Avaliação: A avaliação dos alunos será
contínua, diagnóstica e formativa para saber se houve
ou não aprendizagem, ao mesmo tempo permitindo ao professor se necessário,
reorientar seu trabalho.
Isso se dará através de diferentes instrumentos de avaliações, como comentários
e registros dos alunos durante as discussões; participação e produção
individual e em grupo da atividade de pesquisa; interação aluno x aluno e aluno
x professor; participação dos alunos na atividade prática; coerência das
respostas tanto orais quanto escritas dos alunos para as questões de
interpretação do tema abordado, observando assim o desempenho, a evolução das previsões feitas e os
resultados obtidos.
Recuperação: Recuperação contínua, através da retomada dos
conteúdos cuja avaliação de aprendizagem não for considerada satisfatória, bem
como a retomada do tema garantindo, assim diversas
reelaborações do conhecimento adquirido, que vão aprofundando a compreensão.
Roteiro da Situação de Aprendizagem
- O que são fenômenos naturais para vocês?
- Qual é a relação entre os fenômenos naturais e as catástrofes?
- O que é terremoto? Tornado? Tsunami?
- Que locais ocorrem as catástrofes?
- Será que é importante prevermos esta situação?
- Como ela afeta a população?
2. Problematização:
- Qual a relação entre terremotos, tornados e tsunamis?
- Há relação entre os fenômenos acima relacionados?
- Estas catástrofes afetam nosso dia a dia? Como?
-
3. Contextualização:
- Fazendo uso de um globo terrestre demonstrar como as placas tectônicas se movimentam no planeta e onde elas ocorrem.
- Explicar o porquê de sua ocorrência em determinados locais.
- Socialização entre a classe de textos e imagens informativas sobre o assunto, oportunizando a competência leitora.
- O aluno deverá ser alertado sobre a importância de registrar todos os momentos da discussão.
4. Busca de dados em forma diversificada:
- Pesquisa de textos, fatos e curiosidades sobre os fenômenos naturais.
- Utilizar fatos verídicos disponibilizados através de textos impressos.
- A pesquisa pode ser feita com textos e imagens de notícias encontradas em mídia impressa e virtual, como jornais, revistas, panfletos, internet etc. Se possível, os alunos podem entrevistar parentes e amigos que foram testemunhas de algum fenômeno natural.
5. Aprendizagem significativa:
- Realizar uma atividade em grupo elaborando um modelo que represente o fenômeno natural escolhido.
- Ex: maquetes, moldagem com massa de modelar, etc.
- Após a discussão inicial realizada a partir da sondagem prévia do aluno espera-se que este incorpore novos conhecimentos.
- Que seja capaz de redigir esta nova aprendizagem, contemplando a habilidade escritora.
- Partindo então para a socialização com o grupo.
- Construindo uma nova aprendizagem agora coletiva.
7. Importância do processo de avaliação:
a. Avaliação diagnóstica:
- Iniciar com sondagem oral, solicitando os registros da discussão.
b. Avaliação formativa:
- Utilizar modelos plásticos.
- Registros das atividades individuais e em grupo.
- Leitura e interpretação de textos.
- Aplicação de questões referentes ao assunto.
- Retomada do conteúdo sempre que necessário e realização de situação de aprendizagem complementar que propicie uma abordagem diferenciada do encaminhamento já desenvolvido com relação aos fenômenos naturais.
- Mudanças didáticas que atendam às reais necessidades dos indivíduos que não contemplaram os objetivos propostos
Entre
elas:
- Abordagem individual com material didático diferenciado.
- Utilização de vídeos em caso generalizado.
- Estimular a leitura de textos diversos, pois parte das dificuldades dos alunos derivam da má interpretação da leitura.
- FRIAÇA, Armando et. al. (Orgs) Astronomia: uma visão geral do Universo. São Paulo: Edusp, 2000.
- INSTITUTO CIÊNCIA HOJE. Ciência hoje na Escola. Céu e Terra. São Paulo: SBPC.v.1.
- SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor : ciências, ensino fundamental – 5ª série, volume 4 / Secretaria da Educação. São Paulo: SEE, 2013.
- SÃO PAULO (Estado). Matrizes de referência para a avaliação Saresp: documento básico/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2009.
- SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo Oficial do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
- Ciência Hoje. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/view/
- Ciência hoje das crianças: Disponível em: http://cienciahojeuol.com.br/material/view/235
- Google Earth. Disponível em: http://eaarth.google.com/intl/pt-BR/
- Hipertexto investigando a Terra. Disponível em:
- Nasa World Wind. Disponível em:
Parabéns grupo pelo Blog.
ResponderExcluirAbraço.
Obrigada, abraços.
ExcluirParabéns Kátia. Ótimo trabalho. Bjão
ResponderExcluirObrigada Lucia, abraços.
Excluir