domingo, 29 de setembro de 2013

Situação de aprendizagem - Fenômenos Naturais


SOCIALIZAÇÃO DO TRABALHO COLETIVO REALIZADO NA CONSTRUÇÃO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 

O Currículo do Estado de São Paulo “tem por eixo a competência geral de ler e de produzir textos”, ou seja, prioridade para a competência da leitura e da escrita. Cabe a nós educadores do Estado de São Paulo criar oportunidades para que nossos alunos desenvolvam essa competência.
Mostraremos a seguir uma situação de aprendizagem produzida pelos integrantes desse grupo, com o intuito de contemplar a competência leitora e escritora de nossos alunos.
Temos por objetivo realizar a socialização do trabalho coletivo realizado na construção da situação da Aprendizagem, através das aulas presenciais e à distância do curso MGME, visando a melhoria da qualidade do ensino de ciências. 


Resumo:
A presente Situação de Aprendizagem tem por objetivo explicar e demonstrar que na natureza existem diferentes fenômenos naturais resultantes das ações dos ventos, das variações da temperatura, da umidade, do clima e muitos outros fatores. Alguns desses fenômenos geram grande preocupação, pois  suas consequências são desastrosas e  temidas pela sua agressividade e pelos impactos gerados. Os principais deles são os terremotos, os tornados, os vulcões e os tsunamis. Esse é um tema que gera bastante curiosidade e expectativa.
Temos por objetivo central despertar em nossos alunos a competência leitora e escritora, pois trabalhando em sala de aula os temas através do levantamento dos conhecimentos prévios, os alunos perceberão mais facilmente como e porque ocorrem os fenômenos naturais. É esse o objetivo da situação de aprendizagem que segue abaixo.


 
MGME CIÊNCIAS
CAMPINAS LESTE – GRUPO 3







 
            Tema: Terra e Universo
Subtema: Planeta Terra
Público alvo: 6º ano (5ª série) -4º bimestre
Tempo previsto: 08 aulas 
Situação de aprendizagem: Fenômenos  Naturais

Competência e habilidade: Fazer pesquisa (busca de informações); ler, escrever e interpretar textos que utilizam dados referentes aos fenômenos naturais; reconhecer, em textos, fotos ou ilustrações, os modelos científicos que explicam a ocorrência de fenômenos naturais, como terremotos, tornados e tsunamis; fazer registros claros; relacionar informações representadas na forma escrita e conhecimentos prévios para construir argumentação consistente; utilizar modelos explicativos para compreender e explicar a ocorrência destes fenômenos. 
Objetivos: Contando com a participação ativa dos alunos, conduzir os mesmos para a construção de novos conhecimentos, a partir de conhecimentos prévios sobre os fenômenos naturais, contemplando assim competência leitora e escritora.
Estratégias: Debate sobre a temática com exposição dialogada sobre fenômenos naturais, resgatando assim as informações dos alunos.
A partir dessas informações, trabalhar com leitura e interpretação de textos informativos sobre o assunto; elaborar uma atividade prática para demonstrar o modelo que represente o fenômeno natural escolhido. 
Recursos: Fotos e figuras de fenômenos naturais como, terremotos, vulcões e tsunamis; sala de informática provida de computadores com acesso à internet para uso dos alunos; textos informativos; massa de modelar para montagem das maquetes; lousa e giz.
Avaliação: A avaliação dos alunos será contínua, diagnóstica e formativa para saber se houve ou não aprendizagem, ao mesmo tempo permitindo ao professor se necessário, reorientar seu trabalho. Isso se dará através de diferentes instrumentos de avaliações, como comentários e registros dos alunos durante as discussões; participação e produção individual e em grupo da atividade de pesquisa; interação aluno x aluno e aluno x professor; participação dos alunos na atividade prática; coerência das respostas tanto orais quanto escritas dos alunos para as questões de interpretação do tema abordado, observando assim o desempenho, a evolução das previsões feitas e os resultados obtidos.
Recuperação: Recuperação contínua, através da retomada dos conteúdos cuja avaliação de aprendizagem não for considerada satisfatória, bem como a retomada do tema garantindo, assim diversas reelaborações do conhecimento adquirido, que vão aprofundando a compreensão.

 Roteiro da Situação de Aprendizagem
 




 
1. Sondagem:  

Perguntas iniciais:
  • O que são fenômenos naturais para vocês?
  • Qual é a relação entre os fenômenos naturais e as catástrofes?
  • O que é terremoto? Tornado? Tsunami?
  • Que locais ocorrem as catástrofes?
  • Será que é importante prevermos esta situação?
  • Como ela afeta a população? 

2. Problematização:
  • Qual a relação entre terremotos, tornados e tsunamis?
  • Há relação entre os fenômenos acima relacionados?
  • Estas catástrofes afetam nosso dia a dia? Como?


    3. Contextualização:



  • Fazendo uso de um globo terrestre demonstrar como as placas tectônicas se movimentam no planeta e onde elas ocorrem.
  • Explicar o porquê de sua ocorrência em determinados locais.
  • Socialização entre a classe de textos e imagens informativas sobre o assunto, oportunizando a competência leitora. 
  • O aluno deverá ser alertado sobre a importância de registrar todos os momentos da discussão.





4. Busca de dados em forma diversificada: 

 
  • Pesquisa de textos, fatos e curiosidades sobre os fenômenos naturais.
  • Utilizar fatos verídicos disponibilizados através de textos impressos.
  • A pesquisa pode ser feita com textos e imagens de notícias encontradas em mídia impressa e virtual, como jornais, revistas, panfletos, internet etc. Se possível, os alunos podem entrevistar parentes e amigos que foram testemunhas de algum fenômeno natural. 

5. Aprendizagem significativa:
  • Realizar uma atividade em grupo elaborando um modelo que represente o fenômeno natural escolhido.
  • Ex: maquetes, moldagem com massa de modelar, etc.




 6. Aplicação do conhecimento: 
 


  • Após a discussão inicial realizada a partir da sondagem prévia do aluno espera-se que este incorpore novos conhecimentos.
  • Que seja capaz de redigir esta nova aprendizagem, contemplando a habilidade escritora.
  • Partindo então para a socialização com o grupo.
  •  Construindo uma nova aprendizagem agora coletiva.

 7. Importância do processo de avaliação:
Redirecionar o processo ensino aprendizagem aparando as arestas que se fizerem necessárias.
a.  Avaliação diagnóstica:
  • Iniciar com sondagem oral, solicitando os registros da discussão.

b.  Avaliação formativa:
  • Utilizar modelos plásticos.
  • Registros das atividades individuais e em grupo.
  • Leitura e interpretação de textos.
  • Aplicação de questões referentes ao assunto.

8. Estratégias de recuperação: 

 

  • Retomada do conteúdo sempre que necessário e realização de situação de aprendizagem complementar que propicie uma abordagem diferenciada do encaminhamento já desenvolvido com relação aos fenômenos naturais.
  • Mudanças didáticas que atendam às reais necessidades dos indivíduos que não contemplaram os objetivos propostos
Entre elas:
  • Abordagem individual com material didático diferenciado.
  • Utilização de vídeos em caso generalizado.
  • Estimular a leitura de textos diversos, pois parte das dificuldades dos alunos derivam da má interpretação da leitura.
 
9. Referências Bibliográficas:  
  • FRIAÇA, Armando et. al. (Orgs) Astronomia: uma visão geral do  Universo. São Paulo: Edusp, 2000. 
  • INSTITUTO CIÊNCIA HOJE. Ciência hoje na Escola. Céu e Terra. São Paulo: SBPC.v.1.
  • SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor : ciências, ensino fundamental – 5ª série, volume 4 / Secretaria da Educação. São Paulo: SEE, 2013.
  • SÃO PAULO (Estado). Matrizes de referência para a avaliação Saresp: documento básico/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2009.
  • SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo Oficial do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
  • Ciência Hoje. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/view/
  • Ciência hoje das crianças: Disponível em: http://cienciahojeuol.com.br/material/view/235
  • Google Earth. Disponível em: http://eaarth.google.com/intl/pt-BR/
  • Google Maps. Disponível em: http://maps.google.com.br  
  • Hipertexto investigando a Terra. Disponível em:
  •      Nasa World Wind. Disponível em:

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