Os mapas conceituais nos planejamentos das aulas de ciências são muito
importantes, são ferramentas que ajudam nossos alunos esclarecer pensamentos,
integrar e construir novos conhecimentos, pois ao passo que vão organizando
seus aprendizados vão também aprendendo a utilizar e integrar os conhecimento
prévios que possuíam com os conhecimentos atuais.
São utilizados como uma estratégia potencialmente facilitadora de
uma aprendizagem significativa, sendo utilizados pelos nossos alunos em vários
momentos das aulas: para realizarem anotações, realizarem síntese de um texto e
também para mostrar relações significativas entre os conceitos ensinados na
aula, torna o aluno protagonista do processo de ensino e aprendizagem.
Nós professores podemos utilizar os mapas conceituais como mais um
instrumento de avaliação da aprendizagem (avaliação formativa), pois favorecem
o desenvolvimento de competências de nossos alunos e não somente a repetição
memorizada, pois através dos mapas conceituais conseguimos verificar a evolução
da aprendizagem do aluno sobre o tema proposto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será avaliado antes de ser publicado, agradeço a participação.