EixoTemático: Vida e Ambiente – relações com o ambiente
Público alvo: 9º ano (8ª série) - 3º bimestre
Conteúdos: reflexão
e absorção da luz; ação da melanina na proteção das células da pele; uso e
fator de proteção dos filtros solares.
Tempo previsto: 4 aulas
Orientações iniciais - Esta situação de Aprendizagem envolve leitura e
interpretação de textos. Além de trabalhar conceitos como reflexão e absorção
luminosa; ação da melanina na proteção das células da pele; importância do uso
do filtro solar; e cuidados com a pele; desenvolvendo a capacidade leitora dos
alunos e o domínio da linguagem escrita. Através da mediação do professor, os
alunos deverão analisar o texto sobre os problemas ocasionados pela exposição
indevida ao Sol e o uso de filtro solar, finalizando a Situação de aprendizagem
com um debate sobre a conscientização das ações e hábitos do cotidiano,
tornando assim a aula significativa para os alunos.
Cronograma das atividades a ser realizada em cada
aula:
1º aula – Motivação inicial
através da apresentação do título do texto que será lido na sala de aula, texto
“ As noites ardidas de verão” de João Carlos Micheletti Neto; na qual iniciarei
uma discussão com os alunos sobre os possíveis assuntos que serão tratados na
leitura, por se tratar de
uma etapa introdutória, procurarei saber quais são as concepções gerais que os
alunos já possuem sobre o tema, depois
conduzirei os alunos a realizarem uma leitura compartilhada do texto, onde
farei breves interrupções para
detalhar os conceitos.
2ª aula – Iniciarei esta aula solicitando que os alunos procurem no dicionário o significado
das palavras desconhecidas encontradas no texto lido na aula anterior.
Posteriormente questionarei os alunos sobre qual foi o tema do texto, se
conheciam aquelas informações e se acham elas importantes. Por se tratar de uma etapa
introdutória, procurarei saber quais são as concepções gerais que os alunos já
possuem, realizarei um diálogo e posterior socialização. Sempre lembrando os alunos para registrarem no
caderno o que foi abordado.
3º aula – Nesta aula os alunos
realizarão busca de informações no texto (interpretação), para que possam
responder ao questionário dado, contemplando assim a competência leitora e
escritora. Após a resolução do questionário irei corrigir junto aos alunos as
questões dadas através de um debate, proporcionando assim que os alunos caso
necessário completem ou refaçam suas respostas a partir das outras respostas da
classe.
Os
alunos serão avaliados continuamente (diagnóstica e formativa) na qual saberei
se houve ou não aprendizagem, isso
se dará através dos comentários e dos registros dos alunos durante as
discussões e debates; respostas escritas dos alunos para as questões de
interpretação; através destes instrumentos poderei redirecionar o processo de ensino
aprendizagem aparando assim as arestas que se fizerem necessárias.
4ª aula - Caso necessário, esta aula será
destinada para recuperação dos alunos que não conseguiram atingir os objetivos propostos,
serão aplicadas novas estratégias que atendam às reais necessidades dos alunos
e propicie uma abordagem diferenciada do encaminhamento já desenvolvido com
relação ao conteúdo já trabalhado, poderei utilizar um vídeo relacionado ao
tema.
Uso de
mapas conceituais
Caso eu
fosse utilizar o mapa conceitual na Situação de aprendizagem ele seria proposto
dentro da 4ª aula, como mais um
instrumento da avaliação formativa dentro da Situação de
Aprendizagem e a 5ª aula seria
destinada à recuperação dos alunos.
Para essa
Situação de Aprendizagem eu utilizaria o mapa conceitual na aula de fechamento do
conteúdo dado, os alunos seriam estimulados a refletir, a selecionar, a
analisar e a elaborar o conhecimento e aprender de maneira significativa.
Caso os
alunos já tenham sido iniciados anteriormente na técnica de construção de mapas
conceituais eu solicitaria que eles individualmente construíssem seus mapas, no
primeiro momento não informaria quais conceitos deveriam constar no mapa
conceitual, deixaria que eles usassem a criatividade na construção dos mapas.
Eu
percorreria a sala para sanar as dúvidas caso aparecessem durante o percurso da
construção. Eles seriam primeiramente avaliados pela criatividade, pelo uso das
palavras de ligações utilizadas para explicar os conceitos escolhidos, assim
individualmente poderei obter uma visualização da organização conceitual do que
o aluno coseguiu assimilar nas aulas anteriores.
Para
sistematizar o conhecimento produzido individualmente pelos alunos, solicitarei
que os alunos compartilhem agora em grupos os mapas e que cada grupo faça um
novo mapa conceitual e o apresente para os demais alunos da classe.
Após a
socialização farei novamente uma discussão com os alunos, fazendo menção aos
conteúdos já vistos nas aulas anteriores com as suas ações e hábitos
cotidianos.
Ao finalizar
esta atividade, espero que os alunos sejam capazes de compreender, identificar
e explicar os processos de reflexão e absorção da luz na superfície do
organismo humano e a ação da melanina na proteção das células da pele, bem como
reconhecer o princípio de funcionamento dos filtros solares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será avaliado antes de ser publicado, agradeço a participação.