Resumo:
A presente Situação de Aprendizagem tem por objetivo
representar o Sistema Solar e comparar os tamanhos dos astros e as distâncias
entre eles, sendo o objetivo central despertar nos alunos a competência leitora
e escritora, bem aguçar a curiosidade e a imaginação, pois cabe a nós
professores de ciências, estimular a inteligência e a criatividade dos nossos
alunos. É esse o objetivo da situação de aprendizagem que segue abaixo, pois os
alunos irão representar o Sistema Solar e fazer uma representação teatral dos
astros que pertencem ao Sistema Solar, utilizando para isso informações
científicas.
Caso seja
possível podemos realizar um trabalho interdisciplinar com os
professores de Arte, para realizamos a confecção dos astros do Sistema Solar,
pois assim teremos elementos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem e
uma interação pedagógica.
Eu já realizei esta Situação de Aprendizagem,
e os alunos adoraram, ficaram muito motivados.
Subtema:
O Sistema Solar
Público
alvo: 7º ano (6ª série) -1º bimestre
Tempo
previsto: 06 aulas.
Situação de aprendizagem:
Representando o Sistema Solar.
Competência e habilidade:- reconhecer a denominação de astros, como planeta, planeta-anão, asteroide, satélites, cinturão de asteroides, etc;
-
construir visão espacial por meio da delimitação dos astros pertencentes ao
Sistema Solar e comparar tamanhos e distâncias relativas;
-
construir uma visão geral dos planetas por meio de características físicas
destes astros;
-
realizar pesquisa (busca de informações); ler,
escrever e interpretar textos que utilizam dados referentes ao Sistema;
-relacionar informações representadas na forma
escrita e conhecimentos prévios para construção da argumentação consistente.
Objetivos:
Conduzir
os alunos, através da participação ativa, a construção de novos conhecimentos,
a partir de conhecimentos prévios sobre o Sistema Solar, sua
representação, tamanho e distâncias, contemplando assim
competência leitora e escritora.
Estratégias: Debate sobre a temática com exposição dialogada
sobre o
Sistema Solar, levantamento de
concepções alternativas, resgatando assim as informações dos alunos sobre o
tema.
A partir
dessas informações, pesquisar as características dos astros que fazem parte do
Sistema solar e leitura e interpretação de textos informativos sobre o assunto;
elaborar uma atividade prática para representar o Sistema Solar; representação
teatral do astro do Sistema Solar.
Recursos: sala de informática provida de computadores com acesso à internet para uso dos alunos; textos informativos; massa de modelar, bolinha de isopor e outros para montagem da representação do Sistema Solar; lousa e giz.
Avaliação: A avaliação dos alunos será contínua, diagnóstica e formativa para saber se houve ou não aprendizagem, ao mesmo tempo permitindo ao professor se necessário, reorientar seu trabalho. Isso se dará através de diferentes instrumentos de avaliações, como comentários e registros dos alunos durante as discussões; participação e produção individual e em grupo da atividade de pesquisa; participação dos alunos na confecção e comparação dos tamanhos dos planetas; representação e construção final de um esquema de estruturação de alguns astros do Sistema Solar; qualidade das informações científicas utilizadas na apresentação teatral, observando assim o desempenho, a evolução das previsões feitas e os resultados obtidos.
Recuperação: Recuperação contínua, através da retomada dos conteúdos cuja avaliação de aprendizagem não for considerada satisfatória, bem como a retomada do tema garantindo, assim diversas reelaborações do conhecimento adquirido, que vão aprofundando a compreensão.
Recursos: sala de informática provida de computadores com acesso à internet para uso dos alunos; textos informativos; massa de modelar, bolinha de isopor e outros para montagem da representação do Sistema Solar; lousa e giz.
Avaliação: A avaliação dos alunos será contínua, diagnóstica e formativa para saber se houve ou não aprendizagem, ao mesmo tempo permitindo ao professor se necessário, reorientar seu trabalho. Isso se dará através de diferentes instrumentos de avaliações, como comentários e registros dos alunos durante as discussões; participação e produção individual e em grupo da atividade de pesquisa; participação dos alunos na confecção e comparação dos tamanhos dos planetas; representação e construção final de um esquema de estruturação de alguns astros do Sistema Solar; qualidade das informações científicas utilizadas na apresentação teatral, observando assim o desempenho, a evolução das previsões feitas e os resultados obtidos.
Recuperação: Recuperação contínua, através da retomada dos conteúdos cuja avaliação de aprendizagem não for considerada satisfatória, bem como a retomada do tema garantindo, assim diversas reelaborações do conhecimento adquirido, que vão aprofundando a compreensão.
Roteiro da Situação de Aprendizagem
1ª
Aula:
Iniciarei esta Situação de Aprendizagem
com uma sondagem com os alunos para resgatar os conhecimentos prévios e assim
investigar o que sabem sobre o assunto.
A sondagem será realizada com perguntas
como: Quais astros pertencem ao Sistema Solar? Onde estão localizados? Quais
são seus tamanhos e a que distâncias estão um dos outros?
Solicitarei que os alunos exponham suas
ideias iniciais e as registrem no caderno, posteriormente anotarei na lousa as
respostas obtidas pelos alunos para uma posterior discussão.
Pedirei que os alunos se dividam em
quatro grandes grupos, para se organizarem e na próxima aula trazerem objetos,
como bolinhas de isopor, ou massa de modelar e outros, para que possam
construir os astros existentes no Sistema Solar.
2ª
Aula:
O objetivo desta aula é verificar os
conhecimentos dos alunos sobre os astros que formam o Sistema Solar e a
representação dos mesmos na perspectiva dos alunos.
Iniciarei a aula problematizando com
questões, como: Quais astros fazem parte do Sistema Solar? Quais são seus
tamanhos e a que distância estão uns dos outros?
Posteriormente solicitarei que retomem
os grupos já formados na aula anterior e iniciem a confecção dos astros do
Sistema Solar. Orientarei que construam os astros que eles imaginam que existem
no Sistema Solar, explicarei que deverão prestar atenção quanto ao tamanho e a
distância estimada entre eles.
Após a confecção deverão guardar os
astros para que possam ser utilizados na próxima aula.
3ª
Aula:
Esta aula poderá ser realizada na quadra
(caso esteja desocupada) ou na própria sala de aula. Os grupos já formados e de
posse dos astros confeccionados na aula anterior irão se distribuir pela quadra
ou sala de aula, na qual orientarei que imaginem que estão fazendo uma “viagem
espacial no Sistema Solar”, cada grupo deve dizer para toda sala para qual
planeta viajou primeiro, como imaginam que é este astro, se está perto ou longe
da nossa estrela (Sol), o que eles esperam encontrar por lá, depois para qual
foram e assim por diante.
Após as apresentações dos quatro grupos,
os alunos deverão anotar e descrever as apresentações realizadas para posterior
síntese coletiva de ideias.
4ª
Aula:
Nesta aula retomarei o que realizamos
nas aulas anteriores, fazendo assim uma revisão contínua. Novamente pedirei que
os alunos se dividam em grupos, agora em 16 grupos, pois irei sortear elementos
astronômicos relacionados ao Sistema Solar, tais como: Sol, planetas (Mercúrio,
Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), Plutão (planeta-anão),
Caronte, Eres (Xena), Ceres, cinturão de asteroides, Lua (satélite natural da
Terra) e Titã.
Cada grupo deverá elaborar uma pesquisa
sobre o elemento sorteado e preparar uma representação teatral sobre ele
utilizando informações obtidas na pesquisa.
Nesta aula iremos para sala de
informática provida de computadores com acesso à internet, mas caso não seja
possível, iremos para biblioteca para que os grupos realizem a busca de dados
para a pesquisa em livros e paradidáticos. Caso a pesquisa não termine em sala
de aula, deverá ser terminada em casa.
Pedirei que os grupos preparem as
apresentações em casa, e as tragam pronta para a próxima aula. Cada grupo será
orientado que terão no máximo três minutos para a apresentação, e que poderão
trazer fotos, imagens ou desenhos para serem utilizadas na apresentação.
5ª
Aula:
Esta aula está destinada a apresentação
teatral dos alunos. Os 16 grupos irão apresentar para sala os elementos
astronômicos sorteados e pesquisados.
Antes do início das apresentações
orientarei que cada grupo que irá assistir as apresentações, deem uma nota para
as representações teatrais, esta nota pode ser regular, bom e ótimo. No final,
o grupo que obtiver o maior número de “ótimo” será o vencedor. Iniciarei as
apresentações dos grupos com o objetivo de construir o Sistema Solar, sendo o
grupo que irá representar o Sol o primeiro grupo a se apresentar para sala,
depois o planeta Mercúrio e assim por diante.
6ª
Aula:
Nesta aula, com a ajuda dos alunos, irei
desenhar na lousa o Sistema Solar, o Sol será o primeiro elemento a ser representado
na lousa, depois os planetas, inserindo-os na ordem em relação ao Sol; e
posterior os outros elementos que faltam, como os cometas, luas, planeta-anão e
asteroides. Para facilitar a confecção do desenho poderei levar para sala um
esquema que representa o Sistema Solar.
Para dar um fechamento à atividade,
espera-se que os alunos tenham incorporados os novos conhecimentos e que sejam capazes de
redigir esta nova aprendizagem, contemplando a habilidade escritora.
Partindo então para a
socialização com o grupo, construindo uma nova aprendizagem agora coletiva.
Após a socialização
coletiva através de exposição
dialogada, explicarei aos alunos que hoje o Sistema Solar é dividido em
três grandes regiões, explicarei essas regiões, bem como quais são os corpos
pequenos do Sistema Solar.
Finalizarei esta aula
discutindo com os alunos que o Sistema Solar está localizado numa Galáxia (Via
Láctea) e explicarei que as estrelas que vemos no céu não pertencem ao Sistema
Solar e que o Sol é a única estrela do nosso sistema. Explicarei também que
somente os elementos que sofrem influência gravitacional do Sol pertencem ao
Sistema Solar.
Os alunos serão avaliados continuamente
(diagnóstica e formativa) pois assim saberei se houve ou não aprendizagem, isso se dará
através dos registros dos alunos durante as discussões; participação e produção
em grupo da atividade de pesquisa; participação dos alunos na confecção e
comparação dos tamanhos dos planetas; representação e construção final do
esquema de estruturação dos astros do Sistema Solar; qualidade das informações
científicas utilizadas na apresentação teatral, pois assim poderei
redirecionar
o processo ensino aprendizagem aparando as arestas que se fizerem necessárias.
Ao final desta Situação de Aprendizagem
os alunos devem conseguir representar o Sistema Solar, bem como ter ideia de
quais elementos do Sistema Solar são menores ou maiores, e sua localização no
sistema Solar.
7ª
Aula:
Caso necessário esta aula será destinada
para recuperação dos alunos que não conseguiram atingir os objetivos da
Situação de aprendizagem, onde serão aplicadas mudanças didáticas que atendam
às reais necessidades dos alunos que não contemplaram os objetivos propostos.
Para sanar as dificuldades será retomado
o conteúdo com uma atividade extra que propicie uma abordagem diferenciada do
encaminhamento já desenvolvido com relação à representação do Sistema Solar.
Solicitarei uma pesquisa sobre os
motivos que fizeram Plutão deixar de ser considerado um planeta do Sistema Solar,
pois assim estarei estimulando a leitura de textos diversos, pois parte das
dificuldades dos alunos derivam da má interpretação da leitura.
Referências bibliográficas:
CIÊNCIA
HOJE NA ESCOLA: 1- Céu e Terra. Rio de Janeiro: SBPC, 1999, 3. Ed.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da
Educação. Caderno do professor : ciências, ensino fundamental – 6ª série,
volume 1/ Secretaria da Educação. São Paulo: SEE, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será avaliado antes de ser publicado, agradeço a participação.