sábado, 26 de outubro de 2013

Situação de aprendizagem: Representando o Sistema Solar


Resumo:
A presente Situação de Aprendizagem tem por objetivo representar o Sistema Solar e comparar os tamanhos dos astros e as distâncias entre eles, sendo o objetivo central despertar nos alunos a competência leitora e escritora, bem aguçar a curiosidade e a imaginação, pois cabe a nós professores de ciências, estimular a inteligência e a criatividade dos nossos alunos. É esse o objetivo da situação de aprendizagem que segue abaixo, pois os alunos irão representar o Sistema Solar e fazer uma representação teatral dos astros que pertencem ao Sistema Solar, utilizando para isso informações científicas.
Caso seja possível podemos realizar um trabalho interdisciplinar com os professores de Arte, para realizamos a confecção dos astros do Sistema Solar, pois assim teremos elementos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem e uma interação pedagógica.
 Eu já realizei esta Situação de Aprendizagem, e os alunos adoraram, ficaram muito motivados.

 

              Eixo Temático: Terra e Universo –  olhando    para o céu
Subtema: O Sistema Solar
Público alvo: 7º ano (6ª série) -1º bimestre
Tempo previsto: 06 aulas.
  Situação de aprendizagem: Representando o Sistema  Solar.
 

Competência e habilidade:- reconhecer a denominação de astros, como planeta, planeta-anão, asteroide, satélites, cinturão de asteroides, etc;
- construir visão espacial por meio da delimitação dos astros pertencentes ao Sistema Solar e comparar tamanhos e distâncias relativas;
- construir uma visão geral dos planetas por meio de características físicas destes astros;
- realizar pesquisa (busca de informações); ler, escrever e interpretar textos que utilizam dados referentes ao Sistema;
-relacionar informações representadas na forma escrita e conhecimentos prévios para construção da argumentação consistente.
Objetivos: Conduzir os alunos, através da participação ativa, a construção de novos conhecimentos, a partir de conhecimentos prévios sobre o Sistema Solar, sua representação, tamanho e distâncias, contemplando assim competência leitora e escritora.
Estratégias: Debate sobre a temática com exposição dialogada sobre o Sistema Solar, levantamento de concepções alternativas, resgatando assim as informações dos alunos sobre o tema.
A partir dessas informações, pesquisar as características dos astros que fazem parte do Sistema solar e leitura e interpretação de textos informativos sobre o assunto; elaborar uma atividade prática para representar o Sistema Solar; representação teatral do astro do Sistema Solar.
Recursos: sala de informática provida de computadores com acesso à internet para uso dos alunos; textos informativos; massa de modelar, bolinha de isopor e outros para montagem da representação do Sistema Solar; lousa e giz.
Avaliação: A avaliação dos alunos será contínua, diagnóstica e formativa para saber se houve ou não aprendizagem, ao mesmo tempo permitindo ao professor se necessário, reorientar seu trabalho. Isso se dará através de diferentes instrumentos de avaliações, como comentários e registros dos alunos durante as discussões; participação e produção individual e em grupo da atividade de pesquisa; participação dos alunos na confecção e comparação dos tamanhos dos planetas; representação e construção final de um esquema de estruturação de alguns astros do Sistema Solar; qualidade das informações científicas utilizadas na apresentação teatral, observando assim o desempenho, a evolução das previsões feitas e os resultados obtidos.
Recuperação: Recuperação contínua, através da retomada dos conteúdos cuja avaliação de aprendizagem não for considerada satisfatória, bem como a retomada do tema garantindo, assim diversas reelaborações do conhecimento adquirido, que vão aprofundando a compreensão.

Roteiro da Situação de Aprendizagem
1ª Aula:
Iniciarei esta Situação de Aprendizagem com uma sondagem com os alunos para resgatar os conhecimentos prévios e assim investigar o que sabem sobre o assunto.
A sondagem será realizada com perguntas como: Quais astros pertencem ao Sistema Solar? Onde estão localizados? Quais são seus tamanhos e a que distâncias estão um dos outros?
Solicitarei que os alunos exponham suas ideias iniciais e as registrem no caderno, posteriormente anotarei na lousa as respostas obtidas pelos alunos para uma posterior discussão.
Pedirei que os alunos se dividam em quatro grandes grupos, para se organizarem e na próxima aula trazerem objetos, como bolinhas de isopor, ou massa de modelar e outros, para que possam construir os astros existentes no Sistema Solar.
2ª Aula:

O objetivo desta aula é verificar os conhecimentos dos alunos sobre os astros que formam o Sistema Solar e a representação dos mesmos na perspectiva dos alunos.
Iniciarei a aula problematizando com questões, como: Quais astros fazem parte do Sistema Solar? Quais são seus tamanhos e a que distância estão uns dos outros?
Posteriormente solicitarei que retomem os grupos já formados na aula anterior e iniciem a confecção dos astros do Sistema Solar. Orientarei que construam os astros que eles imaginam que existem no Sistema Solar, explicarei que deverão prestar atenção quanto ao tamanho e a distância estimada entre eles.
Após a confecção deverão guardar os astros para que possam ser utilizados na próxima aula.
3ª Aula:
Esta aula poderá ser realizada na quadra (caso esteja desocupada) ou na própria sala de aula. Os grupos já formados e de posse dos astros confeccionados na aula anterior irão se distribuir pela quadra ou sala de aula, na qual orientarei que imaginem que estão fazendo uma “viagem espacial no Sistema Solar”, cada grupo deve dizer para toda sala para qual planeta viajou primeiro, como imaginam que é este astro, se está perto ou longe da nossa estrela (Sol), o que eles esperam encontrar por lá, depois para qual foram e assim por diante.
Após as apresentações dos quatro grupos, os alunos deverão anotar e descrever as apresentações realizadas para posterior síntese coletiva de ideias.
 
4ª Aula:
Nesta aula retomarei o que realizamos nas aulas anteriores, fazendo assim uma revisão contínua. Novamente pedirei que os alunos se dividam em grupos, agora em 16 grupos, pois irei sortear elementos astronômicos relacionados ao Sistema Solar, tais como: Sol, planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), Plutão (planeta-anão), Caronte, Eres (Xena), Ceres, cinturão de asteroides, Lua (satélite natural da Terra) e Titã.
Cada grupo deverá elaborar uma pesquisa sobre o elemento sorteado e preparar uma representação teatral sobre ele utilizando informações obtidas na pesquisa.
Nesta aula iremos para sala de informática provida de computadores com acesso à internet, mas caso não seja possível, iremos para biblioteca para que os grupos realizem a busca de dados para a pesquisa em livros e paradidáticos. Caso a pesquisa não termine em sala de aula, deverá ser terminada em casa.
Pedirei que os grupos preparem as apresentações em casa, e as tragam pronta para a próxima aula. Cada grupo será orientado que terão no máximo três minutos para a apresentação, e que poderão trazer fotos, imagens ou desenhos para serem utilizadas na apresentação.
5ª Aula:
Esta aula está destinada a apresentação teatral dos alunos. Os 16 grupos irão apresentar para sala os elementos astronômicos sorteados e pesquisados.
Antes do início das apresentações orientarei que cada grupo que irá assistir as apresentações, deem uma nota para as representações teatrais, esta nota pode ser regular, bom e ótimo. No final, o grupo que obtiver o maior número de “ótimo” será o vencedor. Iniciarei as apresentações dos grupos com o objetivo de construir o Sistema Solar, sendo o grupo que irá representar o Sol o primeiro grupo a se apresentar para sala, depois o planeta Mercúrio e assim por diante.
6ª Aula:
Nesta aula, com a ajuda dos alunos, irei desenhar na lousa o Sistema Solar, o Sol será o primeiro elemento a ser representado na lousa, depois os planetas, inserindo-os na ordem em relação ao Sol; e posterior os outros elementos que faltam, como os cometas, luas, planeta-anão e asteroides. Para facilitar a confecção do desenho poderei levar para sala um esquema que representa o Sistema Solar.
Para dar um fechamento à atividade, espera-se que os alunos tenham incorporados os  novos conhecimentos e que sejam capazes de redigir esta nova aprendizagem, contemplando a habilidade escritora.
Partindo então para a socialização com o grupo, construindo uma nova aprendizagem agora coletiva.
Após a socialização coletiva através de exposição dialogada, explicarei aos alunos que hoje o Sistema Solar é dividido em três grandes regiões, explicarei essas regiões, bem como quais são os corpos pequenos do Sistema Solar.
Finalizarei esta aula discutindo com os alunos que o Sistema Solar está localizado numa Galáxia (Via Láctea) e explicarei que as estrelas que vemos no céu não pertencem ao Sistema Solar e que o Sol é a única estrela do nosso sistema. Explicarei também que somente os elementos que sofrem influência gravitacional do Sol pertencem ao Sistema Solar.
Os alunos serão avaliados continuamente (diagnóstica e formativa) pois assim saberei se houve ou não aprendizagem, isso se dará através dos registros dos alunos durante as discussões; participação e produção em grupo da atividade de pesquisa; participação dos alunos na confecção e comparação dos tamanhos dos planetas; representação e construção final do esquema de estruturação dos astros do Sistema Solar; qualidade das informações científicas utilizadas na apresentação teatral, pois assim  poderei redirecionar o processo ensino aprendizagem aparando as arestas que se fizerem necessárias.
Ao final desta Situação de Aprendizagem os alunos devem conseguir representar o Sistema Solar, bem como ter ideia de quais elementos do Sistema Solar são menores ou maiores, e sua localização no sistema Solar.  
7ª Aula:
Caso necessário esta aula será destinada para recuperação dos alunos que não conseguiram atingir os objetivos da Situação de aprendizagem, onde serão aplicadas mudanças didáticas que atendam às reais necessidades dos alunos que não contemplaram os objetivos propostos.
Para sanar as dificuldades será retomado o conteúdo com uma atividade extra que propicie uma abordagem diferenciada do encaminhamento já desenvolvido com relação à representação do Sistema Solar.
Solicitarei uma pesquisa sobre os motivos que fizeram Plutão deixar de ser considerado um planeta do Sistema Solar, pois assim estarei estimulando a leitura de textos diversos, pois parte das dificuldades dos alunos derivam da má interpretação da leitura.
Referências bibliográficas:
CIÊNCIA HOJE NA ESCOLA: 1- Céu e Terra. Rio de Janeiro: SBPC, 1999, 3. Ed.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor : ciências, ensino fundamental – 6ª série, volume 1/ Secretaria da Educação. São Paulo: SEE, 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado antes de ser publicado, agradeço a participação.