terça-feira, 17 de setembro de 2013

Relatos de leitura e escrita



Cada um de nós é formado pelas experiências que adquire ao longo da vida, inclusive as de leitura e escrita.

Alguns livros nos marcam tanto que ficam para sempre guardados em nosso espírito. De cada um deles restam uma impressão e uma memória. (MGME)

Os relatos abaixo são depoimentos dos autores do grupo, viagem com as nossas experiências e compartilhe conosco as suas.



KÁTIA CRISTINA BARRIVIERA PAVANI
São tantas as experiências vivenciadas com a palavra escrita ao longo de minha vida. Parei, pensei, me entreguei às reminiscências de tudo que havia lido, cheguei a  conclusão que cada etapa de minha vida me remeteu a um tipo de leitura.
Quando penso em minha infância tenho lembranças gostosas e mágicas, fase no qual lembro de ler e reler o livros que mais gostava. Na minha adolescência um livro que  marcou bastante foi  “As Brumas de Avalon”, leitura considerada por mim na época como forte e atrevida,  foi o primeiro livro com história longa e  vários volumes, na época  amei a história da ascensão e queda do rei Arthur, sob a perspectivas das mulheres, me via como uma das heroínas, pretendo reler a história novamente.
Nesta viagem de pensamentos, lembrei-me de outra etapa de minha vida, etapa esta que já estava formada ,  conhecedora e apreciadora de bons livros, comecei a explorar livros que antes nem imaginaria que iria ler. Católica, vinda de uma família bastante devota, com a morte repentina do meu pai  comecei a  ler para esquecer e sair do “casulo” que me encontrava, na época por indicação de amigos comecei a ler os livros da escritora espiritualista Zíbia Gasparetto, muitos deles tidos como livros espíritas, naquele momento foram os meus fiéis companheiros, preencheram minha alma e deram sentido a minha vida.
A leitura me levou a caminhos antes não percorridos, desempenhou em minha vida um papel fundamental na construção e reconstrução da pessoa e educadora que hoje sou, acredito que como educadora é meu dever incentivar meus alunos para leitura, pois sei que posso estar contribuindo para mudar um destino, pois com os livros “ vemos algo além de nós mesmos.” 

KELLY RODRIGUES DE OLIVEIRA 
Recordo-me de quando era criança e minha mãe costurava, então em casa tinha muitos figurinos e eu  ficava foleando e lendo sobre os modelos dos vestidos, tipos de tecido e criando histórias com aqueles vestido, também me recordo de um primo mais velho que chegou em casa com uma caixa de gibis e  alguns livros, meu irmão e eu devoramos, agora não me lembro como chegou em minhas mãos e nem quanto anos tinha, um livrinho que mais parecia uma revistinha com um fundo vermelho e as letra pretas cercado de algumas imagens, com a  história da cigarra e a formiga. Não me recordo de quantas vezes acabei lendo e relendo imaginando a conversa entre elas e mudando o final, nunca fui de escrever, somente imaginar. A coleção vaga-lume tão conhecida também fez parte da minha vida, depois vieram outros e outros.


 Incentivo os alunos a lerem, já aconteceu de alunos emprestarem livros deles para mim, meus para eles e conversarmos depois sobre os mesmo, lembro-me de um aluno que já estava no EM e trabalhou as férias de julho e comprou o livro do Harry Potter, veio todo orgulhoso me contar e mostrar o livro queria me emprestar, não recusei, acabei lendo e conversamos depois sobre o livro, muitos não tem incentivo da família é nosso dever abrir esse caminho para eles. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado antes de ser publicado, agradeço a participação.