sábado, 26 de outubro de 2013

Mapas conceituais nas aulas de ciências

 


Os mapas conceituais nos planejamentos das aulas de ciências são muito importantes, são ferramentas que ajudam nossos alunos esclarecer pensamentos, integrar e construir novos conhecimentos, pois ao passo que vão organizando seus aprendizados vão também aprendendo a utilizar e integrar os conhecimento prévios que possuíam  com os conhecimentos atuais.

São utilizados como uma estratégia potencialmente facilitadora de uma aprendizagem significativa, sendo utilizados pelos nossos alunos em vários momentos das aulas: para realizarem anotações, realizarem síntese de um texto e também para mostrar relações significativas entre os conceitos ensinados na aula, torna o aluno protagonista do processo de ensino e aprendizagem.

Nós professores podemos utilizar os mapas conceituais como mais um instrumento de avaliação da aprendizagem (avaliação formativa), pois favorecem o desenvolvimento de competências de nossos alunos e não somente a repetição memorizada, pois através dos mapas conceituais conseguimos verificar a evolução da aprendizagem do aluno sobre o tema proposto.
 
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado antes de ser publicado, agradeço a participação.