terça-feira, 29 de outubro de 2013

Situação de aprendizagem: As noites quentes de verão




EixoTemático: Vida e Ambiente – relações com o ambiente

Público alvo: 9º ano (8ª série) - 3º bimestre

Conteúdos: reflexão e absorção da luz; ação da melanina na proteção das células da pele; uso e fator de proteção dos filtros solares.

Tempo previsto: 4 aulas

Orientações iniciais - Esta situação de Aprendizagem envolve leitura e interpretação de textos. Além de trabalhar conceitos como reflexão e absorção luminosa; ação da melanina na proteção das células da pele; importância do uso do filtro solar; e cuidados com a pele; desenvolvendo a capacidade leitora dos alunos e o domínio da linguagem escrita. Através da mediação do professor, os alunos deverão analisar o texto sobre os problemas ocasionados pela exposição indevida ao Sol e o uso de filtro solar, finalizando a Situação de aprendizagem com um debate sobre a conscientização das ações e hábitos do cotidiano, tornando assim a aula significativa para os alunos.

Cronograma das atividades a ser realizada em cada aula:

1º aula – Motivação inicial através da apresentação do título do texto que será lido na sala de aula, texto “ As noites ardidas de verão” de João Carlos Micheletti Neto; na qual iniciarei uma discussão com os alunos sobre os possíveis assuntos que serão tratados na leitura, por se tratar de uma etapa introdutória, procurarei saber quais são as concepções gerais que os alunos já possuem sobre o tema, depois conduzirei os alunos a realizarem uma leitura compartilhada do texto, onde farei breves interrupções para detalhar os conceitos.
2ª aula – Iniciarei esta aula solicitando que os alunos procurem no dicionário o significado das palavras desconhecidas encontradas no texto lido na aula anterior. Posteriormente questionarei os alunos sobre qual foi o tema do texto, se conheciam aquelas informações e se acham elas importantes. Por se tratar de uma etapa introdutória, procurarei saber quais são as concepções gerais que os alunos já possuem, realizarei um diálogo e posterior socialização. Sempre lembrando os alunos para registrarem no caderno o que foi abordado.
 
3º aula – Nesta aula os alunos realizarão busca de informações no texto (interpretação), para que possam responder ao questionário dado, contemplando assim a competência leitora e escritora. Após a resolução do questionário irei corrigir junto aos alunos as questões dadas através de um debate, proporcionando assim que os alunos caso necessário completem ou refaçam suas respostas a partir das outras respostas da classe.

Os alunos serão avaliados continuamente (diagnóstica e formativa) na qual saberei se houve ou não aprendizagem, isso se dará através dos comentários e dos registros dos alunos durante as discussões e debates; respostas escritas dos alunos para as questões de interpretação; através destes instrumentos poderei redirecionar o processo de ensino aprendizagem aparando assim as arestas que se fizerem necessárias.

4ª aula - Caso necessário, esta aula será destinada para recuperação dos alunos que não conseguiram atingir os objetivos propostos, serão aplicadas novas estratégias que atendam às reais necessidades dos alunos e propicie uma abordagem diferenciada do encaminhamento já desenvolvido com relação ao conteúdo já trabalhado, poderei utilizar um vídeo relacionado ao tema.

Uso de mapas conceituais

Caso eu fosse utilizar o mapa conceitual na Situação de aprendizagem ele seria proposto dentro da 4ª aula, como mais um instrumento da avaliação formativa dentro da Situação de Aprendizagem e a 5ª aula seria destinada à recuperação dos alunos.

Para essa Situação de Aprendizagem eu utilizaria o mapa conceitual na aula de fechamento do conteúdo dado, os alunos seriam estimulados a refletir, a selecionar, a analisar e a elaborar o conhecimento e aprender de maneira significativa.

Caso os alunos já tenham sido iniciados anteriormente na técnica de construção de mapas conceituais eu solicitaria que eles individualmente construíssem seus mapas, no primeiro momento não informaria quais conceitos deveriam constar no mapa conceitual, deixaria que eles usassem a criatividade na construção dos mapas.

Eu percorreria a sala para sanar as dúvidas caso aparecessem durante o percurso da construção. Eles seriam primeiramente avaliados pela criatividade, pelo uso das palavras de ligações utilizadas para explicar os conceitos escolhidos, assim individualmente poderei obter uma visualização da organização conceitual do que o aluno coseguiu assimilar nas aulas anteriores.

Para sistematizar o conhecimento produzido individualmente pelos alunos, solicitarei que os alunos compartilhem agora em grupos os mapas e que cada grupo faça um novo mapa conceitual e o apresente para os demais alunos da classe.

Após a socialização farei novamente uma discussão com os alunos, fazendo menção aos conteúdos já vistos nas aulas anteriores com as suas ações e hábitos cotidianos.

Ao finalizar esta atividade, espero que os alunos sejam capazes de compreender, identificar e explicar os processos de reflexão e absorção da luz na superfície do organismo humano e a ação da melanina na proteção das células da pele, bem como reconhecer o princípio de funcionamento dos filtros solares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado antes de ser publicado, agradeço a participação.